SEO PARA YOUTUBE: Aumente seu tráfego e conversões fazendo SEO para YouTube

tecnicas de seo para o youtube

SEO PARA YOUTUBE: Aumente seu tráfego e conversões fazendo SEO para YouTube

SEO PARA YOUTUBE – Ei, você ou o seu cliente andam produzindo vídeos para o YouTube em sua estratégia de marketing digital?

Então vem com a gente, que esse post é pra vocês! 

Não é nenhuma novidade que nós consumidores a algum tempo antes de realizar uma compra pesquisamos na web para entender mais sobre o produto ou serviço antes adquiri-lo. No entanto, temos nos tornado cada mais exigentes, de maneira que, apenas blogs, textos ou fotos não são mais o suficientes para nos convencer sobre o produto ou serviço ofertados. Precisamos de ver o produto, entender o que ele realmente faz e nos sentir confiantes antes da compra. 

Dessa forma, produzir vídeos mostrando suas funcionalidades, história e diferencial pode ser uma forma de encantar, criar confiança e conseguir novos clientes.

O YouTube, vem crescendo cada vez mais, e é de fundamental importância na utilização de vídeos como forma de educar, interagir, entreter, engajar e informar. Além de deter de um papel significativo no marketing digital. Graças a ele, os vídeos se tornaram populares e hoje qualquer pessoa — ou marca — pode criar e assistir a uma infinidade de conteúdos audiovisuais na internet.

No entanto, com o fácil acesso a esse recurso e o grande número de vídeos disponibilizados na plataforma, o YouTube entendeu que para continuar sendo assertivo e criando um boa experiência para cada usuário dentro da plataforma, seria necessário se utilizar de um algoritmo capaz de organizar, classificar e mapear todo o conteúdo que é colocado dentro dessa rede, de maneira que os usuários encontrem facilmente os vídeos de seu interesse.

Deste modo, o YouTube, assim como o google, criou um algoritmo que rankeia os vídeos que possuem melhor trabalho de SEO (título, tags, descrições, etc). Originando um grande desafio para as pessoas e marcas que desejam alcançar um maior número de usuários/clientes. 

Para conseguir estar no ranking e ser visto, as empresas devem adotar estratégias de otimização – SEO PARA YOUTUBE –  dos vídeos para que consigam ser mais bem posicionados e alcance o seu público alvo.

Recentemente o Brian Dean do website backlinko.com realizou um estudo do qual observou cada vídeo que é rankeado no youtube e percebeu algo em comum entre eles, além é claro das boas e velhas práticas de SEO (title, tag, descrições com palavra chave, etc). Ele notou que todos os conteúdos ranqueados no YouTube possuem qualidade em HD, segundo ele “Vídeos em HD simplesmente dominam o resultado das buscas no youtube. 68,2% dos vídeos da primeira página do YouTube são em HD”.  Tal superioridade mostram que para se obter um bom ranqueamento deve-se se atentar a qualidade HD dos vídeos.

E quando falamos de qualidade de um vídeo é importante se atentar não somente para aparecer nos primeiros resultados da plataforma, mas também para oferecer um conteúdo de qualidade a sua audiência. Sim, nós sabemos, qualidade é relativo! No entanto, a qualidade que queremos que leve em conta nesse caso entra em um áudio do qual as pessoas consigam entender o que se é falado durante o vídeo e na qualidade das imagens (por favor, nada de imagens borradas, desfocadas ou pixeladas). Caso contrário o vídeo que você gravou com um conteúdo excelente não conseguirá ser visto ou ouvido por seu público.

E como o YouTube ao contrário do google não consegue avaliar o conteúdo em si para fazer esse ranqueamento, ele leva em consideração a interação das pessoas (curtidas, comentários, compartilhamentos, se assistiu o vídeo até o final, etc) que é uma das avaliações de maior importância em seu ranking, dessa forma se o seu vídeo possui qualidade ruim a probabilidade da pessoa abandonar o vídeo e dar deslike são grandes, e isto irá lhe acarretar em um mal posicionamento. E se o seu vídeo possui baixa qualidade, não importa a otimização realizada ele não irá classificar e todo o trabalho feito terá sido em vão. 

Portanto saber utilizar os conceitos básicos de SEO desta plataforma irá lhe ajudar e dar aos seus vídeos um toque profissional que pode refletir diretamente no crescimento do seu canal.

Afinal, quem é que não gostaria de aparecer no topo das buscas da maior plataforma de vídeos da web?

Ficou alguma dúvida sobre o assunto, nos deixe saber. Os conteúdos aqui do blog são feitos especialmente para saná-las.
@dhl_producoes junto com você na busca pelo melhor para sua empresa e negócio!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.