Como fazer uma transmissão ao vivo sozinho pelo celular (prós e contras)

Você já pensou em fazer uma transmissão ao vivo com o seu celular, mas ficou com medo de não dar certo e acabou desistindo?
Então pode respirar aliviado, porque hoje separamos 3 pontos que irão ajudar você a realizar as lives ai da sua empresa sozinho e com o seu próprio celular. Mas é claro que antes de tudo você precisa se atentar a alguns detalhes para que a sua live tenha a qualidade e o retorno esperado.
Para fazer a sua transmissão streaming você irá precisar de um celular e de um bom planejamento. Comece pensando nos objetivos da sua live, quem será o seu público, quando será realizada e onde (em qual rede). Depois desses tópicos estruturados, pense no ambiente que será utilizado para realizar essa transmissão, se atente em onde irá posicionar o celular, os sons que deseja captar e a iluminação que irá utilizar (se será a luz do dia, a luz do próprio ambiente ou uma luz profissional). Com estes itens bem pensados e desenhados, seguimos aos pontos que irão ajudar você nessa missão:
1- Tenha um celular

É claro que a qualidade de imagem não será a mesma de um câmera profissional, mas os celulares utilizados hoje em dia possuem uma qualidade capaz de atender a lives realizadas com o propósito de transmitir um comunicado, tirar dúvidas, ou até mesmo realizar uma black friday, etc. No entanto não atenderá a quem deseja fazer algo mais profissional, com mais controle e qualidade como uma capacitação, treinamento, lançamento de produtos ou vídeo aula. Nesses casos será necessário a realização de uma transmissão ao vivo feita de maneira profissional e com equipamentos profissionais.
2 – Use fones com bluetooth

Não pense que é por que existe praticidade em realizar a sua live usando o celular que você pode deixar de lado esse importante item. Se você já assistiu a um vídeo ou a uma live que possuía uma imagem excelente, mas o áudio com ruídos. Você entende que o impacto causado pelo som pode ser ainda maior do que o causado por uma imagem com baixa qualidade. Em uma transmissão você precisa prender a atenção de seu espectador de maneira rápida de forma e envolvê-lo naquele momento, caso contrário essa pessoa irá entrar e sair na mesma hora. E se a sua transmissão apresenta ruídos no áudio, esse pode ser um fator grave que irá fazê-la desistir de sua live. Dessa forma, é muito arriscado utilizar apenas o microfone presente no celular, procure usar fones de ouvido com bluetooth para que a captação do áudio aconteça de forma mais limpa e sem ruídos ou abafamento.
3 – Pense na iluminação

Outro item importante que faz uma baita diferença no resultado e que você deve prestar atenção, e na iluminação. Uma imagem com a iluminação estourada ou escura, pode afastar os seus internautas. Sendo assim, é necessário ter algumas alternativas, por exemplo, se a sua live for transmitida durante a parte da manhã é indicado utilizar a luz do dia, ou seja, busque por locais que possuam janelas e lembre-se sempre de estar com o corpo virado de frente para a mesma. Caso a live aconteça no período da noite, a iluminação artificial será necessária, nesse caso é possível usar a luz artificial de sua casa ou escritório mesmo, right light ou um softbox para ajudar a conseguir uma boa iluminação. Mas cuidado para que a iluminação não fique estourada. Caso isso aconteça, vá se afastando aos poucos desse ponto de luz ou mude a posição do celular.
4 – Lembre-se da internet

Sim, tanto em uma transmissão ao vivo feita de maneira profissional com câmeras, encoder, e todos os outros paranauês, quanto uma live transmitida pelo celular precisam ter atenção quando o assunto é internet. O celular não irá necessitar de uma conexão de internet dedicada, mas irá precisar de uma internet que não oscile. Desse modo, 15 min antes de começar a sua live verifique-se de que ninguém estará realizando nenhum upload ou enviando algum arquivo pesado. Esses fatores podem pesar a internet e oscilar a sua conexão, fazendo com que a sua live caia e você precise recomeça-lá.
Como você pode perceber a transmissão ao vivo realizada pelo celular, apesar de simples, precisa de mais cautela e cuidados, para que não transmita uma imagem amadora de sua empresa e dos conteúdos entregues por ela. Dessa forma se atente a esses pontos que de princípio parecem ser só detalhes, mas que farão toda a diferença na realização de sua live.
Agora que você já sabe o que é e como fazer sua própria transmissão ao vivo usando o celular que tal colocar em prática?
No entanto, se você deseja realizar uma transmissão em mais de uma rede social (facebook, instagram, linkedin, youtube, ou em uma plataforma OTT) ao mesmo tempo, com troca de telas, tradutora de libras, etc, você irá precisar de equipamentos e de uma equipe profissional.
Ficou alguma dúvida a respeito de algum dos pontos citados ou deseja saber mais sobre a transmissão ao vivo feita de maneira profissional? Entre em contato conosco por uma de nossas redes ou respondendo a esse e-mail, ficaremos felizes em ajudar e atender a você!