Equipamentos para transmissão ao vivo: o que é necessário?

A pandemia impulsionou e muito as transmissões ao vivo, não é mesmo? Isso ocorreu, porque agora as aglomerações estão temporariamente suspensas em razão da rápida transmissão da COVID-19. No entanto, você que já assistiu ou está pensando em fazer uma transmissão ao vivo, sabe quais são os equipamentos para transmissão ao vivo? Não?
Então, continue lendo esse post, pois a partir de agora vamos listar e explicar quais são os equipamentos para transmissão ao vivo.
Conheça algumas opções de equipamentos para transmissão ao vivo
De fato, quando assistimos a lives, o que vemos é uma transmissão ao vivo de qualidade como se fosse em um show, concorda? E é fundamental fazer isso, pois muitos tem usado esse meio para contribuir com as pessoas que foram mais afetadas com a pandemia.
Câmera
Apostar em equipamentos para transmissão ao vivo de qualidade é o primeiro passo para que a live agrade quem está do outro lado da tela. Por isso, é fundamental apostar em uma câmera de qualidade. Usar a câmera do celular, não é uma boa ideia, ok?
Se você não pode investir muito, opte pelos modelos Canon Vixia HF R800 e Canon VIXIA HF G21. Mas, se você não quer algo tão iniciante, a câmera indicada é a Canon Xa15. Já para um nível mais avançado, o indicado é uma Sony PXW z- 150 4k Camcorder.
Caso a pessoa opte por usar mais de uma câmera, a mesa de corte de vídeo é imprescindível! Mais conhecido como mixer de vídeo ou switcher, é esse equipamento que possibilita fazer a seleção da tomada ou da câmera onde a transmissão da live acontecerá. A mesa de corte de vídeo é a responsável por possibilitar: cortes secos, efeitos especiais e corte de áudio.
É possível optar pela mesa física ou, ainda, pelos softwares: X-Split Broadcaster; vMix Live e Vidblaster. Seja a mesa física ou um software, será necessário contar ainda com mais uma placa de captura, pois assim o sinal poderá ser enviado para codificador.
Microfone
Depois de pensar na câmera, será indispensável ainda contar com os equipamentos de transmissão ao vivo como microfone, tripé, encoder e o notebook. Os modelos de microfones indicados são: Shure Sm58; Rode NT1A e Shure SM7b.
Alguns podem até pensar, mas a câmera já tem microfone. Isso é verdade, mas não é indicado confiar no que vem na câmera, pois sua qualidade não é das melhores!
Encoder físico ou software
Para que o áudio e a imagem sejam mesclados, a pessoa precisará fazer uso de um codificador mais conhecido como encoder. Pode ser usado tanto o equipamento físico quanto um software.
O encorder físico é a melhor opção, porque é feita a conexão da câmera e do microfone nele. Isso faz com que a mescla seja enviada diretamente para a plataforma de vídeo. Como opções, aqueles que querem comprar equipamentos para transmissão ao vivo podem apostar nos modelos: Teradek VidiU e NewTek TriCaster.
Mas, para quem prefere o software, as opções disponíveis são: OBS Studio ou Adobe Flash Media Live Encoder, os dois são gratuitos.
Tripé
Quem quer fazer uma transmissão ao vivo de qualidade, mantendo a câmera estável, vai precisar de um bom tripé. Há três bons modelos de tripé que podem ser usados: Canon XA15; Magnus VT-4000 e Benro S7 Dual-Stage Video Tripod.
Notebook, internet e servidor
Além dos equipamentos para transmissão ao vivo já citados, a pessoa ainda precisará de um notebook, conexão com a internet e servidor streaming. O notebook deverá ter pelo menos 4 gigas de memória RAM e pelo menos 500 MB de espaço para armazenamento e mais um processador potente.
A internet com velocidade alta é obrigatória, assim como o servidor de streaming, pois é ele que vai transmitir o vídeo. Há opções gratuitas de servidores, porém eles vão colocar anúncios durante o vídeo e isso pode fazer com que a experiência de quem está assistindo fique comprometida.
Sem contar que, como são gratuitos, a estabilidade da transmissão não é garantida e, dependendo do tipo de transmissão, problemas como esse não podem acontecer. É possível ainda apostar em um servidor próprio mais um host de servidor dedicado e, ainda, um outro computador atuando como servidor.
Ao fazer isso, você estará montando sua própria rede e fazendo as suas transmissões sem nenhum anúncio e com qualidade. No entanto, para ter todo esse equipamento, será preciso investir em equipamentos para transmissão ao vivo.
Muitas vezes não vale a pena para uma empresa ou pessoa investir em todo esse equipamento se não forem feitas muitas lives. Com isso, contratar uma empresa especializada em transmissão ao vivo se torna uma ótima solução.
Contar com uma ajuda profissional é a melhor forma de evitar queda de internet durante a transmissão, a compra de aparelhos que não tem a qualidade necessária para a transmissão, entre outros problemas comuns.
Nós da DHL Produções e Vídeos estamos a anos no mercado e contamos com profissionais capacitados para garantir que sua transmissão ao vivo seja um sucesso!