Produção: a hora do show

Se você já se perguntou como acontece a captação de vídeos e se a sua empresa precisa parar para fazer as cenas. Vem com a gente que este post é para você 👇
Com o roteiro pronto e aprovado, o local escolhido e as pessoas participantes do vídeo também é a hora de colocar a mão na massa. Para quem não sabe existem 3 etapas para que um projeto audiovisual ganhe vida, que são: A pré-produção, produção e a pós produção. Neste post falaremos um pouco sobre o que é, e como acontece a PRODUÇÃO.
Basicamente, é nessa etapa que entram as gravações dos áudios e das cenas, seja em um estúdio ou em uma locação externa. Então, quanto mais bem estruturada e definida, mais tranquila será a gravação. Lembrando que, para otimizar a produção, as cenas não precisam ser gravadas na ordem do roteiro, porque são ordenadas na edição.
Esta é uma etapa que tem grande importância para a qualidade final do projeto, portanto é muito importante ficar atento a: luz, atuação, áudio, ruídos e outros fatores que podem vir a interferir no resultado final do vídeo. Além é claro de seguir o planejamento do roteiro e seu storyboard pode ser uma das melhores maneiras de manter tudo sob controle.
Mesmo o seu vídeo não contendo atores contratados, como é o caso dos vídeos institucionais (em que os próprios colaboradores “atuam”), você ainda vai precisar dirigir as pessoas que irão aparecer na frente das câmeras, falar com antecedência sobre os trajes recomendados e maquiagem.
E sim, durante a captação de um vídeo institucional, se gravado dentro do ambiente da própria empresa, os colaboradores participantes do vídeo precisaram parar as suas atividades e o local utilizado para as gravações precisa ser tranquilo e só conter as pessoas participantes da cena. Então caso você não queria que todas as pessoas do setor parem, o mais indicado é realoca-las nos dias de gravação para outro ambiente.
É imprescindível que haja uma pessoa responsável para conduzir todo o processo e coordenar a equipe, tanto da parte da produtora quanto da empresa que contratou o trabalho. Para garantir que todo o planejamento e o roteiro sejam seguidos dentro dos padrões de qualidade e objetivos esperados.
A captação pode acontecer em um ambiente externo, como em praças e empresas, ou em um estúdio. Em ambos os casos, é necessário que haja a preparação do espaço, dos equipamentos e direcionamento das pessoas participantes, como veremos a seguir. O processo de captação acontece em algumas etapas:
- Chegada da equipe de produção ao local;
- Reconhecimento do espaço, momento em que o videomaker pensa os melhores ângulos para o vídeo;
- Montagem de equipamentos;
- Organização os materiais de cena: elenco, figurino, maquiagem, cenografia;
- Verificar equipamentos e condições técnicas de som e iluminação: cartão de memória, tripés, lentes, claquete (pode ser feito uma folha simples de papel contendo número da cena e tomada), iluminação e microfones;
- Fazer a marcação das cenas com o Storyboard em mãos;
- Acompanhar as tomadas (gravação e corte) e anotar as que já foram gravadas e quais ainda faltam;
- Tudo certinho é a hora de começar as gravações.
Todas as partes da produção de um produto audiovisual são importantes, por isso lembre-se de se atentar a cada etapa para que o seu projeto final fique com os objetivos esperados!
Ainda ficou alguma dúvida sobre o processo de produção, entre em contato conosco iremos adorar esclarecê-la. Ou deixe aqui embaixo nos comentários, responderemos o quanto antes 😉
@dhl_producoes junto com você na busca do melhor pelo seu negócio e empresa.