Blog

Transmissão ao vivo: como fazer com qualidade?

Transmissão ao vivo: como fazer com qualidade?

Devido ao fácil acesso às várias tecnologias, é muito comum ver diferentes empresas, sites e blogs utilizando os serviços de streaming para atingir um público diferenciado. Para quem vê de fora, é fácil imaginar que fazer uma live (com qualidade audiovisual) seja um bicho de sete cabeças e quase impossível de realizar.

No entanto, com algumas técnicas, é possível fazer ótimas transmissões e alcançar bons resultados. 

Hoje vamos compartilhar um pouco do que nos dá DHL Produções fazemos para oferecer um serviço de qualidade para nossos clientes.

O primeiro passo é entender os principais equipamentos que vão te ajudar a fazer aquela transmissão ao vivo perfeita! Vamos lá?

Saiba escolher bons Equipamentos e entenda a sua importância

Transmitir qualquer tipo de conteúdo não é uma tarefa difícil, mas temos que ter em mente que precisamos de alguns equipamentos vitais, que facilitarão todo o processo de transmissão e irá demonstrar mais qualidade e credibilidade a quem assiste. 

E para isso você vai precisar de:

1. Um computador com conexão à internet e uma placa de captura

Um dos pontos cruciais que vai garantir a qualidade profissional para as suas lives é ter um bom computador, munido com uma placa de captura e, claro, uma boa conexão wireless. 

“Ah, mas o que é placa de captura? meu computador tem?”.

Calma. As placas de captura servem para fazer a transição da imagem + som para o computador. Ou seja, elas são importantíssimas para que a transmissão ao vivo seja feita sem complicações. 

A placa de captura é ligada diretamente ao computador e a câmera de vídeo utilizada. Basicamente, ela fica entre os dois, como uma espécie de intermediadora. 

Se o seu computador não vem equipado com uma boa placa de captura – normalmente, a maioria das máquinas não vem – é recomendado adquirir uma dessas placas avulsas. 

Veja os melhores modelos:

  • Osprey 250;
  • MyGica HD Cap X;
  • Epiphan AV.io;
  • AverMedia Live Gamer Portable Lite;
  • BlackMagic Web Presenter ou Blackmagic Intensity.

Além disso, vale lembrar que a câmera utilizada na transmissão precisa seguir alguns requisitos, como saída HDMI, RCA ou SDI. Sem essas saídas, no caso de uma filmadora analógica, a placa de captura deverá ser diferente.

1.1 Computador

Talvez seja o ponto principal para as transmissões ao vivo. Ter uma boa máquina para aguentar todo o processo da live é essencial para impedir possíveis travamentos, desligamentos ou qualquer problema que um PC ruim causaria. 

Tendo em vista que a placa de captura vai aguentar boa parte do “tranco” ocasionado pela transmissão, o computador utilizado deverá seguir os seguintes requisitos:

  • Core i5 Socket 1155;
  •  Asus P8h61-m Lx3 Lga1155 Socket 1155;
  •  HD;
  • Memória DDR3 de 8gb;
  • Fonte e gabinete comuns;
  • Placa de video Geforce Gtx550 Ti 192bit.

O computador que apresentar essas configurações conseguirá transmitir qualquer conteúdo com o máximo de qualidade e desempenho. 

1.2 Velocidade da internet

Este é mais um dos pontos que são extremamente importantes na hora de transmitir seu evento, conteúdo ou qualquer coisa do tipo. Isso porque dependendo da velocidade da internet usada, a live poderá ser fantástica ou um verdadeiro fiasco. Entenda o porquê.

Qualquer transmissão ao vivo está sujeita às instabilidades de conexão, o que implica na qualidade de imagem, de som e até travamentos.  E cá entre nós, todo mundo odeia quando está assistindo uma transmissão e o vídeo fica caindo o tempo todo, não é? Parece que perdemos a melhor parte do conteúdo apresentado. 

Portanto, investir em uma boa qualidade de conexão não é perda de tempo, é investimento.

Por isso, para que a experiência de quem está assistindo é preciso ter uma conexão de no mínimo 2 mb de uplink, para que o live streaming aconteça de maneira leve e sem travamentos. 

1.3 Formato ideal

Os chamados processos de Encoding e Broadcasting são dois procedimentos fundamentais para que o formato do vídeo seja entregue corretamente para o servidor de transmissão. Entenda os dois:

  • Encoding: é a transformação do formato bruto de som e vídeo para o formato ideal de cada plataforma. Para que isso ocorra é necessária à utilização de um software, como o Adobe Flash Media Live Encoder, que recebe o sinal da placa de captura e transforma e envia o sinal adequado para os servidores de streaming;
  • Broadcasting: talvez esta seja uma das partes mais importantes da transmissão. Você vai precisar de uma URL e um código de acesso para o stream. Os dois farão a ponte de acesso para a conexão com o servidor da live. No software de encoder é possível adicionar a URL e o código de acesso. Depois é só iniciar a transmissão.

Lembre-se de, sempre que for começar uma transmissão, faça testes de internet e equipamentos, para que na hora nada dê errado.

2. Equipamento de captação de imagem e som

Invista nos equipamentos certos! Câmeras, iluminação e ferramentas sonoras proporcionarão o melhor para os telespectadores. 

2.1 Qual a melhor câmera?

Você precisa saber que para fazer um streaming de vídeo, uma das etapas mais importantes envolve a qualidade da filmadora utilizada. Hoje em dia, sabemos que é possível fazer uma live em qualquer smartphone ou tablet. No entanto, também sabemos que a qualidade fica bem abaixo do que imaginamos. 

Uma boa câmera para transmissões ao vivo deve apresentar as seguintes características:

  • Saída HMDMI limpa;
  • Qualidade Full HD.

Existem muitas filmadoras no mercado que atendem a esse requisito e os preços costumam variar entre R$ 1.000,00 e R$ 10.000,00. Veja alguns modelos que cabem no orçamento e apresentam um excelente desempenho em vídeo:

  • Sony HXR NX5;
  • Logitech HD Pro C920;
  • Sony HXR MC2000;
  • Lifecam Microsoft HD3000.

Estas câmeras apresentadas possuem uma excelente qualidade de vídeo e não vão te deixar na mão durante as transmissões. 

2.2 Qualidade sonora

O áudio é um divisor de águas em qualquer produção sonora. Ninguém aguenta acompanhar um conteúdo, mesmo que seja ótimo, com ruídos, áudio estourado e etc. Por isso, apostar em um bom microfone vai gerar muito mais qualidade e credibilidade para a sua produção. 

Vale lembrar que existem microfones específicos para cada tipo de situação. Se a live for uma entrevista, por exemplo, vale apostar no microfone lapela, que reduz os ruídos e são multidirecionais. No caso de um evento que acontece em auditório, um microfone sorvete – aquele usado pelo Silvio Santos, Faustão e demais apresentadores de TV – dá conta do recado. 

3. Destino da transmissão

Você já preparou todo o equipamento, escolheu câmeras, microfones e um computador com uma boa placa de captura. Agora é só começar a transmitir. Mas antes de tudo, vamos escolher o destino da sua transmissão?

A live poderá ser feita em qualquer lugar (no seu site,redes sociais ou plataformas OTT). Além do mais, o player utilizado para transmitir possibilita o compartilhamento de conteúdo, potencializando o alcance da sua transmissão.

Invista em qualidade

A maioria das redes sociais fornece a opção de compartilhamento de vídeos ao vivo no próprio aplicativo. No entanto, percebe-se a ausência de qualidade, principalmente se a live estiver sendo feita com a internet 4G, totalmente antiprofissional. Ou seja, apostar e investir em equipamentos de som e vídeo, internet e computador é fundamental para garantir um bom desempenho nas transmissões. 

O público de hoje está cada vez mais exigente e o mercado cobra mais qualidade. Se você pretende começar a transmitir os seus conteúdos, procure seguir algumas dessas tendências apresentadas neste artigo. 

Lembre-se, qualidade nunca é demais se você procura pelo melhor desempenho e alcance de público. 

Nós da DHL Produções somos referência quando o assunto é transmissão ao vivo de qualidade e profissional. Então se você está pensando em realizar um live de seu evento, lançamento, captação ou outro, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Venha iremos ficar felizes em atender você!

@dhl_producoes junto com você na busca do melhor pelo seu negócio e empresa.

Quero uma Proposta


Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e acompanhe nossas novidades