Transmissão ao vivo: dicas certeiras para te ajudar no planejamento da sua!

DHLPRODUÇÕES Video | Transmissão ao Vivo | Foto > Sem categoria  > Transmissão ao vivo: dicas certeiras para te ajudar no planejamento da sua!
conteudo_em_transmissao_ao_vivo

Transmissão ao vivo: dicas certeiras para te ajudar no planejamento da sua!

Transmissão ao vivo! Muito tem se falado em transmissão ao vivo ou streaming para aumento de alcance, engajamento, fortalecimento de autoridade, etc. Mas o que você realmente precisa saber para implementar esse maravilhoso recurso tecnológico na sua empresa?

Abaixo explicamos algumas questões técnicas importantes de serem consideradas e que te ajudarão a não perder tempo nem dinheiro na preparação para seu evento ao vivo.

Agora, se sua dúvida ou interesse é em estratégias de marketing que vão te ajudar a ter mais resultados com suas transmissões ao vivo, clique aqui para acessar o material que preparamos com dicas que vão te ajudar a ter excelentes resultados com seu evento ao vivo!

 

Planejamento

O planejamento será determinante para suas escolhas. Desde o público alvo à forma de apresentar sua imagem.

É essencial que, após feito o planejamento, ele seja revisado, visualizado de forma global e consultado quantas vezes foram necessárias para que, do início ao fim de suas ações, você possa se certificar que todas estão dentro dos objetivos propostos.

Qual o objetivo principal?

Visualizações da marca, maior alcance orgânico, venda de “ingressos” para assistir online, realizar treinamentos, capacitação, auditorias a distância, transmitir um evento, permitir que pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo participem de uma comunicação empresarial, de forma ordenada e profissional. Estes são alguns dos objetivos possíveis. Existem diversas outras possibilidades.

Tenha claro qual é seu objetivo e ele será determinante para as demais escolhas de ferramentas, estrutura e investimento.

Imprevistos acontecem. Nem sempre tudo sai como planejado e saber se ajustar às adversidades é necessário sempre. Porém quando você tem claro quais são os objetivos nenhum percalço vai te tirar da rota do sucesso.

 O que eu espero que aconteça após a transmissão?

Este é também um ponto importante a ser considerado. Se você quer que após a transmissão as pessoas comprem um produto, associe-se, compartilhe o evento ou as informações referenciando sua empresa ou marca como fonte de conteúdo, planeje e reforce a ideia da ação final ao longo de todo o processo. Desde a divulgação pré transmissão até o final do evento e as comunicações posteriores, em todos os momentos reforce e chame, de forma clara e direta, para a ação que espera do público.

Se você sabe onde quer chegar, fica mais fácil escolher o caminho a trilhar. 😉

Em que canal devo disponibilizar minha transmissão ao vivo?

Um dos canais utilizados é o Facebook, em que você disponibiliza a transmissão publicamente e qualquer pessoa pode assistir. Isso é interessante para quem quer aumentar o alcance de uma marca, por exemplo, com um conteúdo distribuído gratuitamente. É importante que se tenha uma boa estratégia de divulgação por trás para que seja divulgado adequadamente para seu público alvo e que tenha boas vendas de “bilheteria”.

Ainda dentro do facebook existe a opção do workplace que tem sido utilizado por empresas, conselhos profissionais, associações, em que a transmissão é feita somente para associados que façam parte do grupo fechado. Nesse caso cada um dos espectadores precisa ter uma conta no Facebook para poder fazer parte do grupo.

O YouTube  é uma outra possibilidade para a transmissão. A ferramenta é gratuita e você pode deixar a transmissão rolando publicamente, e a ideia nesse caso é bem semelhante à do Facebook público, ou existe também a opção de manter o link privado em que só as pessoas com acesso ao link podem acessar e assistir (o que gera a possibilidade de “vender” o link, apesar de não haver a possibilidade de impedir que o link seja repassado para outras pessoas.
Até o momento em que este post foi escrito o encoder do Youtube superava muito a qualidade de transmissão do Facebook. De uma forma mais simples de ser compreendida: o YouTube entrega o vídeo em qualidade adequada à internet de cada um dos telespectadores. Dessa forma evita bastante o travamento da transmissão para seus usuários.

Além disso, se você compartilha um link de transmissão pelo youtube aquele será o link do início ao fim de sua transmissão. Isso é ótimo para quem comunica por email ou vende o acesso ao link. Se a internet cai durante sua transmissão, por exemplo, no Youtube você consegue retomar de onde parou (na mesma “sala”) enquanto no facebook é iniciada outra transmissão (em “outra sala”).

Plataformas pagas profissionalizam ainda mais todo o paranauê

A possibilidade mais segura e profissional de controlar os acessos e acompanhar estatísticas são as plataformas com excelente tecnologia que permitem que você venda  ingressos ou simplesmente controle de maneira mais organizada o acesso ao seu evento ao vivo. Um excelente exemplo é plataforma da Netshow.me. Nela você paga um valor fixo e uma porcentagem para cada ingresso vendido. É bem interessante pq você transmite para uma área específica de membros. Acessa somente quem efetivamente comprou ou quem você definiu e permitiu como público.

A escolha de qual será a plataforma ou servidor escolhido para a sua transmissão depende totalmente do seu objetivo, indicado lá no início de seu planejamento estratégico.

Por isso é importante ter isso bem definido no seu planejamento.

Definidos seus objetivos e canais de transmissão, existem outras questões práticas que devem ser levadas em consideração.

Velocidade de Internet para transmissões ao vivo

A questão mais básica e que muitas pessoas acabam se esquecendo de considerar é a internet. Não existe transmissão ao vivo sem internet.

Nós recomendamos que em todas as situações haja um link dedicado.

Atente-se também que a velocidade de internet que vai ser importante para sua transmissão é a velocidade de UPLOAD.

Se pretende dar uma aula, palestra, ou curso para uma associação médica, por exemplo, é importante que áudio e vídeo tenham boa qualidade e resolução, e além disso, pode ser necessário que haja a apresentação de telas, figuras ou slides, também em alta resolução. Todos esses recursos deixam a transmissão mais profissional e permitem melhor entrega do conteúdo final, o que é ótimo principalmente quando você pretende

O mesmo se aplica para apresentação de uma marca, de um treinamento na empresa que precise ser visto em várias filiais no Brasil ou no mundo. Nesses casos 20MB de link dedicado de upload atendem perfeitamente. O que não impede que seja possível com velocidades menores, porém, deve ser estudado cada caso.

Se a mensagem é dada por uma única pessoa, sem necessidades muito específicas de imagens ou marcas a serem exibidas a velocidade necessária de internet pode ser um pouco mais baixas. O que não significa que não deva ter uma qualidade mínima porque ninguém merece e nem tem paciência para ficar assistindo uma transmissão que cai toda hora.

 

Quantas câmeras usar na minha transmissão?

Claro que, mais uma vez, tudo depende do seu objetivo.

Se você precisa exibir detalhes, alguma interação com o público, talvez mais de um interlocutor apresentando, a transmissão com 1 câmera NÃO É INDICADA para você.

Em um auditório em que o evento presencial acontece ao mesmo tempo em que é transmitido, há a necessidade de 02 ou 3 câmeras. Dependendo, claro, do tamanho do auditório, quantas pessoas presentes, quantos palestrantes no palco.

 

Vou usar power point na minha palestra / apresentação. Como Proceder na transmissão?

É possível exibir slides ou “power points” digitalmente em uma transmissão ao vivo. A qualidade é excelente e a visibilidade para os telespectadores pode ser até melhor do que ao vivo em um auditório.

Muitas empresas acabam filmando o telão em que são exibidos os slides e transmitindo esta imagem para compartilhar o conteúdo planejado. Porém, os resultados podem não ser muito agradáveis para quem está assistindo. A luz, falta de nitidez do conteúdo, muitas vezes o excesso de brilho, podem não ser compatíveis com o profissionalismo de sua empresa.

Nesse caso o ideal mesmo é que seja feita a inserção digital, em tempo real, dos slides tão bem preparados pelo professor ou apresentador para este fim.

A empresa responsável pela transmissão pode receber previamente todas as telas que serão usadas na apresentação e usá-las na transmissão, em tempo real. Fica muito mais profissional do que filmar uma projeção, concorda!?

São muitos pontos a serem considerados na hora de fazer uma transmissão ao vivo. O limiar entre aparecer de forma profissional na web ou deslizar e acabar exibindo uma imagem amadora da sua empresa pode ser muito sutil.

A solução mais adequada é contratar uma empresa capacitada, capaz de orientar você e passar segurança na prestação de serviços de qualidade.

Dessa forma você só precisa se preocupar com o que faz de melhor: o conteúdo,  planejamento de sua empresa ou a organização do seu evento.

A DHL PRODUÇÕES é a melhor empresa de Belo Horizonte para realizar suas transmissões ao vivo com excelente qualidade e compromisso!

Ficou ainda alguma dúvida sobre o que você precisa para sua transmissão ao vivo? Deixe seu comentário ou envie sua mensagem. Ficaremos felizes em ajudar.

Se esse conteúdo foi útil para você, por favor, nos deixe saber. Comente. Queremos compartilhar o que é relevante e importante para você e para sua empresa.

Grande abraço!

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website